sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

Dia 03/06 (dia que esse post foi rascunhado e não sei porque, não publicado, rs) recebi uma excelente notícia! A partir dessa data, todo dia 25 de julho comemoraremos no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e Da Mulher Negra!
Na mesma data, desde de 1992, comemora-se o dia Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e na América Latina, apenas o Brasil não havia incluiu essa data no calendário comemorativo nacional. A causa negra não é prioridade no Brasil, jamais existiu o menor interesse espontâneo dos governos em reparar os crimes e erros históricos advindos dos tempos da escravidão (o Brasil foi o último país latino a abolir a escravidão). Devemos comemorar cada conquista levando em conta o fato de que esses projetos foram concebidos pela mobilização de negros que tiveram condições de levar essa luta ao poder.
Num país em as referências históricas negras foram omitidas por séculos, dedicar a data à exaltação da memória da heroína e líder quilombola Tereza de Benguela nos envaidece e estimula a continuar na luta por igualdade social. Parece ridículo explicar isso, mas a igualdade almejada não tem que nada tem a ver como o reconhecimento do negro como indivíduo da espécie humana, norteados por teorias de origem humana, criacionistas ou evolucionistas. Igualdade real!
Compreendendo que, a grande maioria das decisões relacionadas ao reconhecimento da população negra são influenciadas pela pressão internacional, estudemos e nos apoderemos.
Sabendo somente o trabalho árduo dos representantes que reconhecem as reais necessidades e interesses idealistas e sociais do negro, e tenham participação ativa em decisões importantes, emponderemo-nos!  
Menos 13 de maio e mais 25 de julho!

Heróis negros existem e precisam ser reconhecidos!




~Luana

Nenhum comentário: