sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Meu cabelo: 4b, capítulo 1

Era uma vez...

O dia em que decidi que na minha cabeça, eu só precisava do meu cabelo. Não queria mais tranças,extensões etc. Ponto!
Foi em 29/01015 quando peguei uma tesoura e pensei "Vamos, Luana!A hora é essa!!!" (intérprete de escola de samba voice).
Estava há aproximadamente 10 anos com alongamentos e etc (até careca fiquei, raspei. Mas só o suficiente para crescer e... alongar denovo! Dps conto direitinho a trajetória.) mas passei o último ano de tranças. Cortei toda a qúmica em abril de 2014 e trancei, já na intenção de usar meus cabelos assim que crescesse um pouco.

Por uns 8 anos....
O grande corte, ou big chop (dá pra ver pelo semblante que faltou pouco pra ficar assim, mas trancei!)
Porque nada como boas tranças para "trazer" os cabelos!
Quase não as usava soltas, mas eram bem compridas! A propósito: adoro tranças! Cada vez que as refazia, cortava as pontinhas, pra garantir que não ficaria com química nenhuma. 
Eu sempre me orgulhei do meu cabelo natural! Super cheio, fio grosso, muitos fios... Lembrava disso enquanto estava me preparando para aprender a lidar com meu novo cabelo velho. Não sabia se estava do tamanho que gostaria que tivesse, qual era a textura atual, enfim, tirei as tranças!
Até que não estava tão curtinho... E, ufa! Que alívio ficar com a cabeça livre! Minha Nossa Senhora! Não queria saber se estava feio ou bonito, estava tão...Leve!

Tinha acabado de tirar as tranças, lavar e só passei um creminho e eu estava super feliz. Meu cabelo estava ainda muito seco e fininho. Mas, rá! Aceitei o desafio de recupera-lo! 
Bom, mas aí que começaram as questões: não sabia mais lidar com meus cabelos! No meio disso, a tristeza de reconhecer que por anos, neglicenciei meu cabelo. Por "praticidade", " falta de tempo", adotei uma estética que, acima de qualquer coisa, não combina comigo. Nunca mudei meus cabelos por me sentir oprimida pela sociedade, por alguém ou coisa parecida. Também não me arrependo de todas as químicas que usei, cabelos de 50com ou tranças longuíssimas que pendurei no meu cabelo, isso fez sentido em algum momento da minha vida, mas é estranho tentar entender porque tudo isso fez sentido por tanto tempo, só me arrependo de não te-lo cultivado. Só estava tipo bonito.
Quase 10 anos que nem vi passar!
Tentei resgatar então, quais foram minhas prioridades quando resolvi colocar parte de mim em segundo plano. Era coisa pra caramba... Não ter que pensar no cabelo facilita muita coisa, mas, chegou o momento!
Lutar por uma relação é sempre um desafio! Tudo que fiz deixaram sequelas, que só o tempo (óleos, cremes, frutas e sementes!) apagarão, mas, vou lutar por esse amor, por que isso me completa (<3)! Deformei, tracionei, enfraqueci, transformei... Vixi! Mas tô disposta a reatar com meu cabelo e o quero como ele estiver e vou me dedicar a resgata-lo. A reconciliação começou há uns 20 dias.
Bom, hoje em dia com o avanço da tecnologia, tuuuuudo tem na internet!! Esse tudo me assustou um pouco, viu?! Vi esforços loucos para ter cachinhos definidinhos bonitinhos todos os dias, pensei: Fedeu! Trabalheira danada! Ma, acredito que posso ter um cabelo bonito, e isso depende de muito mais do que ter cachos. Eu não sou meu cabelo, mas meu cabelo sou eu, e gosto da personalidade dele!
Descobri também uma "escala de cachos"! No começo pensei "mais uma frescura americana". Frescura minha! Na verdade, fico ressabiada por que pra tudo, principalmente no que se refere à cabelos crespos, existem tantas classificações/rótulos que peguei um leve bode logo de cara, mas pesquisei, passou, graças a Deus!
Tipos de Cachos com Deva Curl cabelos cacheados
 A escala expressa uma visão bastante ampla do cabelo crespo. Super norteia, é bastante coerente e explica o cabelo pelo formato, propriedades estruturais, nutricionais e etc, facilitando muito a troca de informações e experiencias, além de fornecer condições para nós mesmas analisemos as vantagens de embarcar em qualquer processo de transformação (medo!) ou tratamento dos cachos (yeah!). A escala foi popularizada pela Lorrane Massey, autora de Curly Girl, um best- seller em que defende o cultivo dos cachos. Nesse mesmo livro, ela defende técnicas tipo o no-poo, sugerindo que xampus devem ser evitados/banidos das cabeleiras cacheadas. Segundo ela e sua experiência, alguns elementos de sua composição são vilões dos cachos (papo longo que retomaremos mais pra frente). Ela é criadora do Devachan Salon e Departure Lounge, no Soho, NY, e co-criadora da marca Deva Curls, que vende produtos exclusivamente para cabelos cacheados. E digo mais: um BRASILEIRO, o paulistano Denis Silva, é colaborador de todo esse trabalho e co- autor da parada!
Bom! A escala classifica os cabelos basicamente em ondulados (tipo 2, a, b e c), cacheados (tipos 3, a, b e c) e crespos (tipo 4, a, b e c). E vc pode ter mais de um tipo na mesma cabeça.
Vejam aqui a escala e os subtipos.
O meu é 4 b. Ou c!
B, C...cleta! Hahahaha! Sei lá! Mas, segundo a catação na web, não tem muita diferença entre esses subtipos e é possível transitar entre alguns deles, isso depende de diversos fatores naturais. É bom saber pela estrutura, como o cabelo tende a se comportar. Tenho me preocupado muito em recuperar a saúde dos fios, então, a finalização tem dependido muito do que uso para tratar e etc, portanto, nem sempre tenho definição.
Bom, entre outras coisas, vou postando aqui as novidades desses primeiros momentos!
Ah! Tenho uma foto recente! A qualidade não está legal mas já dá pra ver o resultado dessas 2 semanas de tratamento!!
Essa foto é de hoje!!! Reparem nos cabelos não na minha cara #sopqeuquero
Meu celular deu pau e a camera desse é bem mais ou menos. Mandei essa pelo whats prazamiga!
Mudou daquela primeira, né? Hidratação reinando!!
Encontrando jeitos e justificando a qualidade das fotos (vide aparelho vintage na minha mão)
Então fica combinado assim! Vou falando qual é desse cabelo aqui e vcs me contam o seus aí e assim, firmes e fortes, fortaleceremos, entre várias outras coisas, nossos luxuosos, jeitosos e voluptuosos cabelinhos de nascença! Porque quem já nasce com um cabelo que cresce pra cima, meu bem, tem que desfilar esse capricho da natureza! ;D

Beijoooo

Nenhum comentário: