segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Desvendando o cabelo tipo 4

Aaaaah... Como a natureza é perfeita!!
Lembram do post anterior, tipo 4 (LINK)?


Então, o post de hoje interessa à todos tipos de crespos/cacheados, com mais enfase no tipo 4, porque é sobre o que posso falar com mais propriedade! rs Precisei entender melhor meu tipo de cabelo e confesso, sou meio nerd! Alias, curiosa! E só pude de fato saber o que comprar o que fazer quando consegui responder de acordo com a minha pesquisa algumas questões.
Como sou fisioterapeuta, tenho intimidade com a terminologia médica, então fiz uma busca um pouco mais profunda. Para quem se interessa, tricologia na área médica é a ciência que estuda os cabelos e pelos.  
Então, cabelos! Não são somente nossos aliados estéticos, mas existem para proteger nossas cabeças, agindo sobre as radiações solares, é também isolante térmico e protege contra a abrasão mecânica. Existem várias teorias para origem das raças, mas a mais aceita é que o ser humano adaptou-se ao ambiente alterando-se geneticamente. E afinal, qual o outro formato garantiria a proteção indispensável em terras quentes como as da África senão o "black"?
Tenho um cabelo reafirma minha origem africana!
A gente conhece algumas características do cabelo crespo, frequentemente associadas às vulnerabilidades, o que sugere que os cabelos crespos tenham um aspecto pouco saudável.
Tenho a sorte de crescer orientada por pais militantes, então cresci com boas referencias, mas acredito que o processo de auto- aceitação do cabelo crespo quando adulta seja muito difícil. O medo do impacto que isso pode ter na sua vida social pode ser bastante desconfortável.
É justamente por isso que desfilar seu crespo é um ato de resistência! Essa é a única maneira de mostrarmos que o cabelo crespo natural, tratado adequadamente e sem transformações químicas, é saudável, e só por isso, lindo!

Vamos lá! Tentar desmistificar essa parada!

O que todo mundo sabe sobre cabelo crespo:

Ou o que pensam que sabem...

- "Não faz cacho": Faz sim! Existe uma imensa variedade de cachos! Os crespos, devido a maneira que os fios se curvam no crescimento, fazem cachos menores, e as vezes, mais difíceis de definir. As vezes, as condições nutricionais dos fios, impedem que os cachos se revelem. Cutículas abertas por exemplo, podem deformar o fio. E de qualquer maneira, pode ser uma questão de estilo! Aonde está escrito que o cabelo se não for liso, ou ondulado, tem que estar cacheado para ser bonito? No geral, nenhum cabelo tipo 4 desembaraçado a seco forma cacho. É só uma questão de como finaliza seu cabelo após lava-lo.

Solange Knowless com cachos texturizados (sem química)
Solange K. sem cachos
Lauryn Hill com cachinhos
Lauryn Hill sem cachinhos
- "O cabelo é crespo por deficiência de queratina": NÃO! Vc leu certo: não!
Estudos comprovam que não existe nenhuma diferença entre a composição de fios crespos para os lisos, portanto, não falta queratina. De qualquer maneira, dizer que o cabelo crespo tem deficiência de queratina seria o mesmo que dizer que a pele branca tem deficiência de melanina, se fosse verdade. Ou seja, mesmo que ter menos queratina fosse características determinadas pela etnia, assim como caucasianos terem menos melanina (o que é um fato!), num país quente como o Brasil, em que produzir mais melanina só é vantajoso, parece menos saudável "ter menos queratina" nos fios de cabelo que menos melanina...   Impressionante como o preconceito está enraizado na nossa sociedade, né? 
Enfim, a queratina é a proteína que dá estrutura ao cabelo. Não existe deficiência no que é natural, e não existe nenhuma falta de queratina no cabelo crespo saudável, igual a qualquer outro.

- "É duro": Também, não! O cabelo crespo, como o cacheado, tem suas curvas formadas pela posição do folículo (que está na raiz) em relação ao couro cabeludo e o formato das fibras. Entretanto, os cachos menores podem se formar bem juntinhos, o que forma uma coluna de cachos. O fio solto é tão flexível quanto qualquer outro tipo de cabelo, mas juntos, "não balançam" porque estão unidos em formato de espirais finas.



- "Não cresce! Não passa desse tamanho!": Primeiramente, um recorde registrado no Guinness Book... Aevin Dugas!

A americana Aevin Dugas, 37 anos, que entrou para o Guinness com 1 metro e 32 cm de cabelo quando esticado, cultivados há 14 anos.
Recorde: o maior cabelo afro 
No tópico acima, falamos do jeito que seu cabelo crespo cresce, isso cria o tal fator encolhimento. Devido o formato dos cachos, cabelos crespos e cacheados parecem mais curtos. Os cabelos do tipo 4 por exemplo, podem mostrar apenas 25% do tamanho que pode ter esticado, ou seja, naturalmente, ele pode encolher até 75%. Não gosto muito de dizer que o cabelo quando esticado mostra o tamanho real. Tamanho real é o da maneira e formato natural, esticado, é o tamanho esticado. =D

- É seco: está até sem aspas porque isso é bem verdade.Hahahahaha! Cabelos são um anexo da pele, e ela o nutre através do que é secretado pelo suor. Com tantas curvas, é difícil e chegue até as pontas do cabelo. Então, ele é naturalmente seco.

- "Não tem brilho": Depende. Brilho, já que os cabelos não produzem luz, é percebido pelo quanto ele a reflete, e o formato do cabelo crespo não favorece tanto isso.
As cutículas, camada mais externas do fio de cabelo, são responsáveis por nos fornecer o aspecto de cabelo brilhante. Quanto mais integras, mais brilho! As cutículas do cabelo crespo são estruturas bastante sensíveis. As curvaturas do fio dificultam uma boa selagem e as cutículas acabam se dispondo pouco harmonicamente. Quanto conseguimos entender e repor os nutrientes que os fios precisam, e consequentemente selar as cutículas, conseguimos inibir isso.



- Embaraça: Sim! Devido a estrutura natural dos cabelos, podem formar nós. Não só entre eles, mas no fio sozinho!

- "Cresce para cima": Sim! O fio nasce perpendicular e forma cachos estreitos. É como uma coluna de cachinhos que formam uma estrutura. Sua coroa natural cresce assim, adornando e harmonizando perfeitamente com os traços do seu rosto. Com bem mais compridos, eles pesam e descem. Mas continuam crescendo pra cima!



- "Quebra com muita facilidade": Mais ou menos! Ele é naturalmente mais seco, tem cachos fechadíssimos que já nascem perpendiculares à raiz. É necessário cuidado para manipular cabelos crespos. Não pode ser desembaraçado a seco nem com pressa, nem usando a força. Isso faz com que o atrito entre o pente e o cacho arrebente fios, por exemplo. Mesmo úmidos, é legal penteá-los com um creme que diminua esse atrito.

Ufa! Ainda deve ter mais muitas coisas e muitas outras dúvidas podem surgir a partir daqui!

Sei que não tenho falado muito como trato meu cabelo, mas de verdade, está tudo já escrito para postar aqui! Logo mais, dou a letra das situações! kkkkkkkk

Bom, as fotos estão vindo! Ainda estou sem câmera decente, mas foto de celular ruim é charme! hehehe

Enfim, sem desculpinhas,tô uó, mas olhem o cabelo, apenas!

Eu sei que não, mas enfim... Cuidando há 20 dias. Parece que estamos fazendo as pazes <3

17/01/2015
28/12/ 2014
As fotos melhores ficaram no celular que quebrou ;)

Beijos!! Até loguinho!!



~Luana

Um comentário:

Anônimo disse...

Oie! Adorei os escritos sobre o crespo tipo 4, até pq tenho um 4B que já sofreu muito com químicas e agora está ganhando cuidados muito especiais. Enfim, gostaria de dizer que, com seu texto, reafirmei algumas informações e adquiri outras. Legal!