domingo, 25 de maio de 2014

Dando o nome: Winnie Harlow

É mais do que conhecida a luta por representatividade negra nos mais diversos cenários. 
Nas passarelas, essa questão agrava-se tendo aliado questões de consumo à uma série de julgamentos preconceituosos que podem estar envolvidos nos processos de seleção.
No "mundo perfeito" da moda, dificilmente cogitaria-se a hipótese de que a beleza de uma negra com vitiligo fosse capaz de transpor essa barreira.

Até o mundo conhecer  Winnie Harlow!!



Nascida Chantelle Brown- Young, aos 4 anos de idade percebeu as primeiras manchas e então, numa consulta médica recebeu o diagnóstico de vitiligo. Desde então, sua trajetória teve tudo para fazer com que o preconceito e as agressões norteassem seu caminho, mas, mudou-se para a Califórnia e adotou Winnie Harlow como nome artístico, decidida a fazer decolar sua carreira como modelo.
Aos 19 anos, é uma das finalistas do reallity show "The American Next Top Model" e devido seu sucesso nas redes sociais (aonde esbanja sensualidade, personalidade e atitude), assinou contrato com a SHOWstudio (renomada produtora de filmes de moda) e é a primeira modelo com vitiligo da história! (Tá, meu bem?!)

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada pela perda de melanócitos (células que produzem melanina) e, consequentemente, manchas claras na pele. Sua causa é desconhecida, mas está bastante relacionada à fatores genéticos e auto-imunes (que não tem nada a ver com imunidade alta ou baixa!). Estima-se que o vitiligo afete de 1% à 2% da população mundial, não tem predileção por raça, sexo ou idade, mas as manchas na população negra são muito mais evidentes. (fonte: site do Hospital Israelita Albert Einstein- www.einstein.br)

Assumir uma característica estigmatizante e deixar de ser negra para ser "a menina do vitiligo" nunca esteve nos planos de Winnie. Em um dos seus depoimentos no Instagram, expressando muito lucidamente seu orgulho e negritude, ela diz:

"Eu poderia tirar toda minha pele escura e ser branca, mas não posso tirar as manchas claras e deixar de ser negra."

Você é sua pele, bem como é qualquer outra característica física da qual não puder/quiser se desfazer, e questão racial é uma maneira de mostrar sua origem para o mundo e reconhecer-se como igual numa sociedade específica.

Orgulhe-se das suas origens e da sua singularidade, não deixe mal- intencionados dizerem quem é você e o que deve fazer da sua vida. Mostre isso à eles!

Luta, resistência e Winnie Harlow para uma semana inspiradora! 

https://www.youtube.com/watch?v=__3Hm14whUY

O negro é lindo!

~Luana


 




Nenhum comentário: