terça-feira, 20 de maio de 2014

Os amados dreadlocks

Bora falar de dreadlocks?

     Quando se trata desse tipo de cabelo logo surgem varias dúvidas:  ter ou não; como é feita a higiene; como tirar; se qualquer pessoa pode ter; quais os métodos... Enfim! A realidade é que existe uma série de possibilidades.

     Os locs podem ser feitos com cera de abelha, agulha, ou modelando (trançando ou torcendo) e deixando sem pentear, todos esses métodos são definitivos, ou seja, só saem se corta-los. Quanto à lava-los, sim, os dreads continuam sendo cabelo que necessitam de shampoo e muita água, exceto os feitos com cera de abelha que precisam de um tempo para secar e tornar o dread definitivo.

     Eu uso dreadlocks e no meu caso foi uma transição não só visual, algo mudou dentro de mim e me fez tomar a tal "coragem" e assumir minha vontade. Tinha os cachinhos mais lindos, módestia parte, em um black power, mas achava meu cabelo curto para o aspecto de dreads que idealizava. Tinha guardado dreads naturais de três irmãos que eu sempre fazia manutenção, quando eles decidiram cortar, fui presenteada e endredei o meu junto com os deles. Dreads também podem ser alongados! Os meus foram feitos com agulha, de forma que só consigo retira-los cortando.

     Para quem pretende uma mudança temporária e um penteado com aparência parecida, pode optar por fazê-los com um material sintético que recobrirá tranças feitas previamente no cabelo. Dessa maneira, pode-se inclusive proteger os cabelos preservando-os das agressões externas e os dreads podem ser retirados quando necessário. Optei por fazer em mim dreads definitivos pra viver a experiência de ser "raspada" futuramente, atualmente, sou endredada, rs*.

      Quanto aos cuidados: lava-los de 2 ou 3 vz por semana e nunca prender ou dormir com eles molhados. Por ser profissional dessa área, faço eu mesma manutenção a cada dois meses com agulha de crochê. É muito, muito importante uma análise profissional da saúde de seus dreads. O cabelo pode pesar e as vezes arrebentam, os cuidados e as manutenções no tempo exato previnem essa chateação.
Outra dica e um imenso carinho para seus dreads, é dar um banho de brilho (com uns segredinhos) que os deixam lindos.

      No dia a dia, existe uma infinidade de penteados pra variar, sendo quase impossível enjoar! Dá pra frizá-los, cacheá-los, colori-los e mudar várias vezes de visual com um penteado definitivo, cheio de personalidade, história e negritude!

Sejam livres para serem o cabelo que quiser!!

Beijos,

Welida

Nenhum comentário: